Saiba MaisSAP Business Warehouse (BW) ou Armazém de Negócios

O SAP BW | Business Warehouse ou Armazém de Negócios, é considerado um gerenciador do DataWarehouse construído em um Gerenciador de Banco de Dados, seja ele qual for (Sybase, Microsoft SQL Server, Oracle). Ao longo se suas versões, o chamado “any database” acompanha o BW até o surgimento do Banco de Dados Hana (by SAP), que vem com uma proposta diferente e necessidade de reinventar-se.

Quando se trata de SAP, pontos como o relato, a análise e a interpretação dos dados de negócios são cruciais para preservar e aumentar a vantagem competitiva das empresas, otimizando processos e permitindo que reajam de forma rápida e alinhada às necessidades do mercado. O SAP Business Warehouse (SAP BW) fornece ferramentas e funções que permitem às empresas atingir esses objetivos. No SAP BW, você pode integrar, transformar e consolidar informações de negócios relevantes de aplicativos SAP produtivos e fontes de dados externas. Esta ferramenta fornece uma infraestrutura de alto desempenho, que ajuda a avaliar e interpretar dados. Os tomadores de decisão podem definir ações bem fundamentadas e identificar atividades orientadas ao objetivo com base nos dados analisados.



Principais benefícios do SAP Business Warehouse

Simplifique processos e apoie inovações com uma única fonte de insights em tempo real. Baseada no SAP HANA, nossa solução de data warehouse de última geração pode ajudar você a aproveitar o pleno potencial de todos os dados que sua empresa dispõe em aplicativos SAP ou de terceiros, bem como de dados não estruturados, geoespaciais ou baseados em Hadoop.

  • Modelagem e administração simplificadas. Acelere as solicitações de alterações e reduza o tempo de implementação e, ao mesmo tempo, diminua os gastos de desenvolvimento com recursos de administração e modelagem simplificadas
  • Integração com aplicativos da SAP e terceiros. Conecte fontes de dados e aplicativos da SAP e de outros fornecedores para reduzir os custos de integração de dados; extrair, transformar e carregar processos; use uma infraestrutura on premise
  • Experiência intuitiva de usuário. Aumente a produtividade dos usuários, reduza as funções analíticas informais e aumente a adoção dos usuários, oferecendo a eles uma interface moderna e uma experiência intuitiva
  • Simplifique o provisionamento de insights oportunos de negócios
  • Transforme práticas de dados para alcançar eficiência e agilidade a fim de implementar insights em tempo real, tanto on premise quanto na nuvem
  • Aproveite o pleno potencial de todos os seus dados
  • Promova a digitalização em todas as linhas de negócios com um repositório de Big Data e use as soluções de plataforma empresarial digital da SAP
  • Inove com uma única fonte para todos os insights
  • Maximize a adoção empresarial com funções analíticas avançadas, aplicativos personalizados de acordo com as necessidades de sua empresa e reinvente os negócios com Machine Learning integrado
  • Processamento de grandes volumes de dados em tempo real. Reduza o tempo de espera do processamento de dados e habilite a automação inteligente

No mundo da análise dos dados, desde aquilo que fazemos em uma planilha excel ou arquivos de textos, houve na tecnologia, uma separação entre dados trabalhados operacionalmente e dados trabalhados analiticamente. Tivemos ainda os termos OLTP (Online Transaction Processing) que trabalham com os dados executados no momento das operações da organização (Vendas, Faturamento, Financeiro, Contabilidade, entre outros) e os analíticos, que são os dados como históricos, para serem tratados como indicadores para cruzamento com outros indicadores de diferentes áreas (Vendas, Faturamento, Financeiro, Contabilidade, entre outros), de forma que tenham base numérica para tomada de decisões.

O SAP BW, como pontuado anteriormente, é um gerenciador do DW. Seu diferencial é que ele possui ferramentas que auxiliam no gerenciamento, precisamente a análise analítica dos dados pelo OLAP ou o motor multidimensional das informações.

O objetivo central do BW é a construção dos indicadores, para análise e tomada de decisão, e utilização da ferramenta ETL (Extract – Transformation – Load) ou Extração, Transformação e Carga dos dados. Após trabalhar com a obtenção destes dados operacionais na forma mais granular possível, é realizada uma transformação dos mesmos, de forma a apresentar resumidamente a resposta à determinada pergunta, através de conhecimento que opte por tratar. Por fim, o sistema envia a informação a um destino já determinado para trabalhar com o propósito de beneficiar e separar, de fato, o que o Business Warehouse trabalha, que é o OLAP, uma perspectiva dimensional dos dados através de diversos pontos.

O SAP Business Warehouse contém uma suíte de ferramentas que é o BEx Business Explorer, a qual fornece a ferramenta BEx Query Designer, a partir da qual é construído um objeto que pode ser lido em diversos outros Apps (Atualmente Chamados Gestões a Vista) de análise e tomada de decisão dos dados, sendo ou não SAP.

Outro benefício importante, que atende a uma vertente de disponibilidade de dados, é a integração e exportação destes dados de forma rápida para os formatos de texto mais utilizados, de forma a dar suporte a diversas ferramentas existentes que utilizam o ETL; esta integração leva o nome de OpenHub.

Não podemos deixar de apresentar um importante beneficio às boas práticas em diversas tarefas que devemos fazer no ambiente BW (separadas como: Diariamente, Semanalmente ou Mensalmente). O mesmo consiste em acessos a transações, verificações e análises no ambiente, de forma a torná-lo saudável e com boa performance, apesar de ser um assunto delicado no que diz respeito à sua justificação e aplicação para mostrar melhores resultados; para isso, precisa-se de uma Baseline para monitoramento.

O SAP BW conta ainda com a vantagem do Business Warehouse (BW) Statistics, que é um monitoramento da performance do ambiente BW para o DW através do acompanhamento por relatórios pelas estruturas que são criadas para armazenamentos destes dados, que transformam em estatísticas.

 



Integrações com outros Sistemas

Neste tipo de assunto levamos a um importante esclarecimento, como o Módulo do SAP o Business Warehouse (BW) tem uma filosofia de gerenciamento em ETL para um determinado DW que dele é criado. Sobre suas integrações, podem ser separadas em dois tipos principais. O primeiro tem acesso aos Sistemas Fontes citados abaixo, e está relacionado aos mais comuns e os que obtém os dados para aplicação do ETL dentro do BW . O segundo realiza, após a obtenção dos dados e implementação da estrutura disponibilizada ao cubo dos dados, todas as análises possíveis do cliente.




Soluções para o SAP Business Intelligence (BI)

  • AMS para SAP Business Warehouse (BW)

Manutenção

      • Gestão de permissões de acessos a usuários
      • Criação e implementações ABAP em campos sobre as estruturas de Extratores SAP
      • Criação, inclusão e implementações ABAP de campos nas diversas camadas existente do ETL
      • Queries no Business Explorer (BEx)

Melhorias

      • Análises e propostas para novas estruturas ETL, relacionadas a uma determinada área (Ex: Vendas)
  • AMS para SAP Business Objects (BO)

Manutenção

      • Gestão de permissões de acessos a usuários pelo Central Management Console (CMC)
      • Dashboard e Relatórios existentes no workbook, vindos das determinadas origens OLAP

Melhorias

      • Criação de Dashboard e Relatórios baseados de uma origem OLAP, que é caracterizada uma determinada área (Ex: Vendas)
  • Projetos

      • Migração de ambiente por Upgrades de Versões SAP Business Warehouse (BW)
      • Implantação do SAP Business Warehouse (Inicial como também um Reestruturação das estruturas)
      • Análises e propostas para novas estruturas ETL, relacionadas a mais de uma determinada área (Ex: Vendas, Faturamento, Financeiro, Contabilidade e outras)

 


Quer saber mais sobre o SAP BW (Business Warehouse) ?
Converse com nossos consultores e encontre a melhor solução para sua empresa!